Lenovo ESG
Recycling Programs - Portugal
Informação ao utilizador de REEE
As disposições da Diretiva Europeia REEE 2012/19/UE (Diretiva REEE) foram implementadas em Portugal pelo Decreto-Lei n.º 152-D/2017, relativo ao regime de fluxos específicos de resíduos sujeitos ao princípio da responsabilidade alargada do produtor, Capítulo III, Secção IV Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, com a última alteração em 2021 pelo Decreto-Lei 102-D/2020. De acordo com a legislação acima mencionada, os produtores de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) são obrigados a registar-se na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Lenovo Spain S.L. e a Lenovo Global Technology Portugal LDA colocam equipamentos eléctricos e electrónicos no mercado português, pelo que a Lenovo Spain S.L. está registada sob o nº PT 000643 e a Lenovo Global Technology Portugal LDA está registada sob o nº PT 002706 no Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental SILIAmb.
Para cumprir os regulamentos, a Lenovo também aderiu ao esquema de conformidade “ELECTRÃO”. Para mais informações, por favor consulte https://www.electrao.pt/.
As entidades gestoras ajudam os produtores a cumprir as suas obrigações legais estipuladas no Decreto-Lei n.º 152-D/2017. Assim, os sistemas de conformidade organizam a recolha de REEE e garantem a reciclagem numa instalação de tratamento aprovada.
A Lenovo marca todos os produtos colocados no mercado após 13 de agosto de 2005 com um contentor do lixo barrado com uma cruz (símbolo padrão para a eliminação de REEE):

Os utilizadores de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) com a marcação “Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos” (REEE), de acordo com o Anexo IV da Diretiva REEE, não devem eliminar os EEE em fim de vida como resíduos urbanos indiferenciados, mas sim utilizar o quadro de recolha à sua disposição para a devolução, reciclagem e recuperação de REEE e minimizar os potenciais efeitos dos EEE no ambiente e na saúde humana devido à presença de substâncias perigosas. Note-se que não é permitido deixar os REEE em locais públicos.
Cada utilizador final é responsável pela eliminação dos dados pessoais do equipamento elétrico ou eletrónico.
Retire as pilhas e acumuladores usados que não estejam incluídos no aparelho elétrico ou eletrónico, bem como as lâmpadas que possam ser retiradas do REEE sem o danificar, antes de o entregar num ponto de recolha.
Estão disponíveis as seguintes opções para a eliminação de dispositivos antigos:
REEE provenientes de particulares (consumidores)
Os utilizadores particulares de equipamentos eléctricos e electrónicos com a marcação adequada não estão autorizados a eliminá-los juntamente com os resíduos urbanos não triados, mas devem utilizar os pontos de recolha selectiva gratuitos.
Para identificar os pontos de recolha e obter informações adicionais sobre a recolha, reciclagem e tratamento, consulte o site https://www.ondereciclar.pt/. A entidade onde se encontra o Ponto Electrao deve ser sempre contactada antes da entrega do equipamento. Os consumidores também podem entregar os REEE aos retalhistas gratuitamente, numa base 1:1, como parte de uma venda de substituição.
REEE não provenientes de particulares (Empresas)
Os REEE provenientes de empresas não podem ser eliminados através dos pontos de recolha e retoma municipais.
As empresas que pretendam entregar uma quantidade de equipamentos eléctricos usados superior a 150kg podem solicitar a sua recolha através da plataforma de operação POpE da Electrao de forma gratuita, após o seu registo. Para mais informações, por favor visite https://pope.electrao.pt/registration/general_details/new.
Para a recolha e tratamento dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) colocados no mercado após 13 de agosto de 2005 e para os REEE vendidos antes de 13 de agosto de 2005 que estejam integrados numa campanha de troca 1:1, as empresas devem utilizar o Sistema POPE: https://pope.electrao.pt/users/sign_in.
Para os REEE colocados no mercado antes de 13 de agosto de 2005 e que não fazem parte de uma ação de troca 1:1, as empresas devem verificar se o seguinte serviço de Soluções de Recuperação de Activos (ARS) é elegível.
Serviços de recolha de equipamentos da Lenovo
A Lenovo oferece Serviços de Recuperação de Activos (ARS) a clientes empresariais para ajudar a gerir o seu equipamento tecnológico em fim de vida útil, fornecendo a retoma de PCs, a destruição de dados, a renovação e a reciclagem. A Lenovo também oferece serviços adicionais, incluindo inventário, avaliação de valor, desinstalação no local e encriptação de dados.
Além disso, mediante pedido, a Lenovo pode facilitar a doação dos computadores antigos ou pode ajudar os clientes a receber dinheiro de volta por eles.
As empresas interessadas em utilizar estes serviços devem contactar o seu Representante de Vendas Lenovo local. Para obter mais informações sobre os Serviços de Recuperação de Bens da Lenovo (ARS), clique aqui.
Reciclagem de pilhas e baterias
Os requisitos europeus relativos a pilhas e resíduos de pilhas, de acordo com o Regulamento (UE) 2023/1542 e a Diretiva 2006/66/CE, são transpostos para a legislação nacional através do Decreto-Lei n.º 152-D/2017, relativo ao regime de fluxos específicos de resíduos sujeitos ao princípio da responsabilidade alargada do produtor, Capítulo III, Secção V Pilhas e Acumuladores, para a legislação portuguesa. De acordo com a legislação acima mencionada, os produtores de pilhas e acumuladores são obrigados a registar-se na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Lenovo Spain S.L. e a Lenovo Global Technology Portugal LDA colocam pilhas e acumuladores no mercado português, pelo que a Lenovo Spain S.L. está registada sob o n.º PT06000523 e a Lenovo Global Technology Portugal LDA está registada sob o n.º PT06000609 no Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental SILIAmb.
Para cumprir os regulamentos, a Lenovo também aderiu ao esquema de conformidade ELECTRÃO. Para mais informações, consulte https://www.electrao.pt.
Os esquemas de conformidade ajudam os produtores a cumprir as suas obrigações legais estipuladas no Decreto-Lei n.º 152-D/2017. Assim, os esquemas de conformidade organizam a recolha de baterias usadas e garantem a reciclagem numa instalação de tratamento aprovada.
Alguns produtos Lenovo contêm baterias portáteis. Uma vez que as baterias não podem ser eliminadas juntamente com outros resíduos devido a substâncias potencialmente nocivas para a saúde humana e para o ambiente, são rotuladas com o caixote do lixo com uma cruz. Por favor, separe estas pilhas do seu aparelho e elimine-as corretamente nos pontos de recolha. Tenha em atenção que não é permitido deixar resíduos de pilhas e acumuladores em locais públicos.

Geralmente, as pilhas portáteis podem ser eliminadas sem custos adicionais nos centros de recolha de pilhas. Para mais informações, contacte o seu município local ou acesse https://ondereciclar.pt/ ou https://electrao.pt/pilhas-baterias/pt/rede-electrao/sobre-a-rede-electrao. Para encontrar o centro de recolha de pilhas mais próximo https://www.electrao.pt.
Reciclagem de Embalagens
Os requisitos da Diretiva Europeia das Embalagens (Diretiva 94/62/CE) estão transpostos para o direito nacional Decreto-Lei n.º 152-D/2017, relativo ao regime dos fluxos específicos de resíduos sujeitos ao princípio da responsabilidade alargada do produtor, Capítulo III, Secção I Embalagens e Resíduos de Embalagens.
De acordo com a legislação acima referida, as empresas que embalam produtos ou importam produtos embalados são obrigadas a registar-se na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Lenovo Spain S.L. e a Lenovo Global Technology Portugal LDA colocam produtos embalados no mercado português, pelo que se encontram registadas sob o nº PT01103077 e nº PT01103036 no Sistema Integrado de Licenciamento Ambiental SILIAmb.
Para cumprir os regulamentos, a Lenovo também aderiu ao esquema de conformidade ELECTRÃO. Para mais informações, consulte https://www.electrao.pt.
Por favor, note que os resíduos oriundos da embalagem devem ser descartados de acordo com as regras de separação de descarte. Plásticos e metais devem ser descartados no container amarelo. Papéis e cartões no container azul. Vidros devem ser descartados no container verde.
Lista exemplificativa
- Container verde:
O que descartar: Garrafas, boioes, frascos e outros materiais de vidro.
O que nao descartar: Sacos de plástico, loiças, cerâmicas, vidros planos, janelas, lâmpadas, frascos de medicamentos.
- Container amarelo:
O que descartar: embalagens de plástico em geral, pacotes de bebida, latas ou sacos de plástico.
O que não descartar: Cartões ou papéis, pilhas, eletrodomésticos ou outros materiais feitos de plástico que não sejam embalagens.
- Container azul:
O que descartar: caixas de cartão, revistas e jornais, papéis de escrita e impressão.
O que nao descartar: Fraldas, sacos de plástico, papel vegetal, autocolantes e papéis sujos.