Notícias

Lenovo Brasil apresenta Xia Li como presidente e foca estratégia na expansão do mercado de varejo e

   

Expectativa de crescimento no País é atingir mais de 10% de share no mercado local

 

São Paulo, 28 de junho de 2011 - A Lenovo, quarta maior fabricante de computadores do mundo, apresentou oficialmente nesta terça-feira, dia 28, o executivo Xia Li como presidente para as operações no Brasil.

Xia Li trabalhava em Pequim e possui uma trajetória de sucesso, liderando projetos globais, em Raleigh, nos Estados Unidos, logo após a compra da IBM pela Lenovo, além de já ter dirigido projetos da empresa na China. Ele reporta a Rob Cones, vice-presidente sênior de operações. 

O executivo desembarcou no Brasil principalmente com o foco em ampliar a participação da Lenovo no mercado de varejo, com as linhas IdeaPad e IdeaCentre, lançadas nos País há dois anos, e defender a posição de liderança que a empresa ocupa com suas reconhecidas linhas de computadores corporativos ThinkPad e ThinkCentre. “Além de buscar uma expansão no varejo, nossa meta é ampliar o portfólio em soluções voltadas para pequenas e médias empresas”, explica o presidente.

O Brasil recentemente foi incluído no grupo de Emerging Markets da Lenovo e passa a ocupar um papel de um mercado chave dentro do planejamento da empresa, em âmbito global, o que significará mais investimentos e ampliação de portfólio no mercado local. A estratégia de trazer um executivo que atuava na matriz vem da oportunidade de aplicar no Brasil o expertise que a Lenovo conquistou na China, com mais de 32% de marketshare, além de enxergar mais claramente mercados nos quais o amplo portfólio de produtos da empresa podem ser incluídos no Brasil.

Segundo dados do IDC, o Brasil deverá chegar ao terceiro maior mercado mundial, à frente de países maduros, como Japão e Alemanha, e atrás apenas dos EUA e China. Para lutar pela liderança no Brasil, a Lenovo planeja lançamentos de equipamentos específicos para cada perfil de consumidor. Mundialmente, a empresa se destaca pela produção de notebooks, desktops, workstations, acessórios, monitores e serviços e vem investindo fortemente no mercado de tablets e smartphones, na China. Nos últimos oito trimestres, a Lenovo apresentou o maior crescimento do mercado dentre os cinco maiores fabricantes globais, representando um crescimento global de 79%. No Brasil, a empresa apresentou crescimento consolidado de 41%, aa, em 2010.

 

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) se dedica a fabricar computadores pessoais com um design incrível. O modelo de negócios da Lenovo se baseia na inovação, na eficiência operacional e na satisfação do cliente, bem como em um enfoque em investimentos em mercados emergentes. Formada pela aquisição da antiga Divisão de Computação Pessoal da IBM, a Lenovo Group desenvolve, fabrica e comercializa mundialmente produtos e serviços de tecnologia confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. A Lenovo possui centros de pesquisa em Yamato, Japão; Pequim, Shanghai e Shenzhen, China; e Raleigh, Carolina do Norte. Para informações adicionais, visite www.lenovo.com.br