Notícias

Lenovo muda o design convencional do teclado e adapta teclas para o novo ThinkPad T400s - (BR)

   

São Paulo, setembro de 2009: Aqueles que gostam de tecnologia e inovação vão se interessar pela novidade que a Lenovo, uma das maiores fabricantes de PCs do mundo, traz ao mercado esse mês. Após quase um ano de pesquisas, a empresa muda o design convencional do teclado do ThinkPad T400s para seguir as mudanças de comportamento e as necessidades dos usuários de computadores que, a cada dia, passam mais tempo com seus notebooks.

Além dessa modificação estratégica, o novo modelo está mais fino e mais leve. Inspirada pelo laptop “peso-pena” ThinkPad X301, a Lenovo fabricou o novo T400s com uma espessura de apenas de 2,10 cm e ultra-leve, com um peso inicial inferior a 1,81 kg. “Depois de muitas pesquisas conseguimos desenvolver um notebook mais leve, mais fino, com design inovador e alta perfomance acompanhado de melhorias essenciais no teclado para oferecer uma experiência de uso mais produtiva ao usuário.”, explica Luciano Beraldo, gerente de produtos – notebooks/netbooks da Lenovo.

Outro aspecto de destaque são os atributos sustentáveis. O ThinkPad T400s cumpre com os critérios Energy Star 5.0 para uma maior economia da energia. Também apresenta uma variedade de tecnologias de baixo consumo de energia, como as unidades de armazenamento em estado sólido, telas retroiluminadas por LED e o Power Manager da Lenovo. Além de oferecer recursos avançados como as Tecnologias ThinkVantage, gaiola de proteção, Leitor de impressões digitais e o Active Protection System que estão projetados para que o usuário economize tempo e dinheiro durante o tempo de vida útil do computador.


Modificações Estratégicas

As teclas "Delete" e "Escape" estão maiores verticalmente e as mudanças não param por aí. No momento de desenhar o novo ThinkPad, a Lenovo instalou um software nas máquinas de 30 de seus funcionários que se ofereceram, voluntariamente, para verificar quantas vezes eles usavam cada tecla. Na média, utilizavam as teclas "Escape" e "Delete" 700 vezes por semana, porém essas foram as únicas teclas “externas”, ou teclas sem letras, que não tiveram o tamanho modificado ao longo da história da informática.

A Lenovo resolveu, então, dobrar o tamanho dessas teclas na vertical para facilitar o alcance e digitação dos usuários. O novo modelo também reduziu as teclas "End" e "Insert", devido ao pouco uso.

“Normalmente somos reticentes às mudanças, mas no caso do teclado era fundamental que a praticidade e conveniência dos consumidores fossem levadas em conta. A pesquisa foi importante para termos certeza que a alteração seria benéfica e, sem dúvida, aceita pelos usuários”, comenta Beraldo. “A Lenovo mantém pesquisas constantes, com o objetivo de estar sempre atualizada e à frente das tendências de consumo”, acrescenta o executivo.

Outra modificação importante levou em consideração o hábito cada vez mais comum de as pessoas almoçarem em frente ao computador. Pensando nisso, a Lenovo diminuiu a distância entre as teclas para evitar o acúmulo de restos de alimentos em baixo do teclado. Um vídeo (em Inglês) foi desenvolvido para explicar as vantagens dessas modificações para o público corporativo, com foco principal na linha ThinkPad.

 
Pesquisa para a mudança
 
Diferente do que acontecia em 1800, quando os teclados das máquinas de escrever exigiam, propositalmente, movimentos mais demorados para evitar erros, com o desenvolvimento da tecnologia e consequentemente da digitação no século XIX , surgiram teclas funcionais e outras que não fazem mais sentido atualmente.

Um exemplo de mudança recente são os primeiros modelos de netbooks, que há três anos tinham telas que mediam apenas sete polegadas, com teclados compactos que a maioria das pessoas considerava muito pequenos. Depois desses primeiros lançamentos, os fabricantes de computadores deram prioridade à criação de netbooks com telas de 10 polegadas ou mais, abrindo espaço para teclados no tamanho padrão ou maiores.

A recusa dos clientes por teclados mal projetados não evitou que as companhias continuassem fabricando designs pouco convencionais ao longo dos anos. Algumas empresas acreditam que o usuário pode digitar mais rápido com os modelos antigos.

 

Configurações

O novo T400s traz a seguintes opções para os usuários:

  • Escolha de processadores (com voltagem padrão) Intel® 2.53 GHz Core™2Duo e de placas gráficas;
  • Opções de unidades de armazenamento em estado sólido de até 128 GB ou 250 GB de armazenamento em disco rígido;
  • Gravador de DVD fino 9.5 mm ou reprodutor de Blu-Ray;
  • Entrada Ethernet, WiFi e WiMAX3, WWAN3, Bluetooth conexão de banda ultra-larga opcionais;
  • Slot para Express Card de 34 mm ou leitor de cartão de multimídia 5-em-1;
  • Suporte para a tecnologia ConstantConnect e Protect da Lenovo que permite aos usuários maximizar a integração do seu smartphone BlackBerry e o laptop ThinkPad;
  • Compatibilidade com até dois monitores por meio de uma conexão Display Port e VGA;
  • Em conformidade com os critérios de energia de Energy Star 5.0
  • Porta USB/eSATA

 

Preço e disponibilidade:

Preço: Sob consulta
Consulte nosso site: www.lenovo.com

 

Sobre a Lenovo
 
A Lenovo é a quarta maior companhia de computadores pessoais do mundo, com a meta de construir os melhores e mais inovadores produtos do mercado mundial, em tecnologia e em custo, comprometida com o sucesso e a confiança de seus clientes. O Grupo Lenovo foi formado mundialmente a partir da aquisição da antiga divisão de computação pessoal da IBM e possui seus principais centros de pesquisa em Yamato (Japão), Beijing, Shanghai e Shenzhen (China) e em Raleigh (Carolina do Norte/EUA). A empresa desenvolve, manufatura e comercializa no mundo todo, produtos tecnológicos e serviços confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. Para mais informações sobre a empresa acesse:
www.lenovo.com