Notícias

Divulgam-se os novos elementos de design do Revezamento da Tocha Olímpica Pequim 2008

   

Pequim, 5 de fevereiro de 2008 — Além de projetar a Tocha Olímpica que viajará pelo mundo para comunicar a chegada dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, Lenovo projetou novos elementos no revezamento da tocha, inlcuindo a lanterna e a pira da cidade local. A lanterna serve para guardar o fogo olímpico, aceso em Olímpia, Grécia e sem perigo carrega a “chama mãe” de uma cidade a outra durante o período do revezamento enquanto a pira olímpica será acesa pelo último portador do dia no final do dia da comemorãção de cada cidade.

O design estende o tema “Nuvem de Promessa” da Tocha Olímpica para a lanterna e a pira. A inspiração dos desenhistas da Lenovo para o desenho original do suporte da tocha provém de lanternas tradicionais usadas dentro de antigos palácios chineses. A lanterna representa uma assonmbrosa integração de beleza e funcionalidade: o brilho prateado da lanterna junto ao vidro ao redor da chama faz ressaltar a chama e comunicam o sagrado e a pureza dos Jogos Olímpicos, enquanto sua prática.

Com a ajuda de especialistas em história e antropologia, a equipe de design da Lenovo basou a pira Olímpica no antigo conceito de "céu redondo e terra quadrangular", a mesma filosofia que inspirou o design do renomeado Templo do Céu da China. Enquanto sua forma imita um caldeirão típico da Idade de Bronze Chinesa, as 56 nuvens em forma de remoinho talhadas no prato curvado impregnam o tocheiro com um sentimento claramente moderno, e representam os bons desejos para o mundo dos 56 grupos étnicos da China. A base da pira com quatro suportes e oito lados, significa que os Jogos Olímpicos de Pequim dão boas-vindas aos amigos de todos os lugares do mundo. A pira Olímpica tem 130 centímetros de altura, o que simboliza a duração de 130 dias do revezamento da tocha. O prato do caldeirão tem 29 centímetros de profundidade e simboliza a Olimpíada número 29. O design “Nuvem de promessa” da Lenovo foi escolhido entre 300 sugestões temáticas do mundo para a Tocha Olímpica Pequim 2008 e será carregada pelos portadores pelo mundo no Revezamento da Tocha Olímpica precedente aos Jogos Olímpicos Pequim 2008.

Desde o começo, a tocha Olímpica tornou-se representante da história e da cultura do país inteiro e da cidade. O exclusivo projeto da Lenovo da Tocha Olímpica Pequim 2008 incorpora um design elegante e moderno com um histórico simbolismo chinês. O tema principal das imagens da tocha são as nuvens, que estão intimamente relacionadas com a cultura chinesa e são representadas com freqüência em obras da arquitetura, desenhos e pinturas, móveis e narrativas orais chinesas.

“Como companhia multi-nacional que possui suas raízes na China e principal patrocinador ( a nível mundial) do Revezamento da Tocha Olímpica, é um honor que o nosso design da tocha tenha sido escolhido para a Estafeta da Tocha Olímpica", disse Deepak Advani, vice-presidente sênior e Diretor Executivo da Lenovo. "O espírito da Lenovo, como o dos Jogos Olímpicos mesmo, é multi-cultural, cooperativo e competitivo. A equipe de design da Lenovo contribuiu com a sua grande paixão e uma sólida capacidade profissional e de experiência na criação da tocha temática “Nuvem de Promessas” e outros componentes do revezamento, que junta a moderna tecnologia e o espírito olímpico com a tradicional cultura chinesa. Estamos orgulhosos de que a “Nuvem de Promessa” seja uma parte fundamental do revezamento da tocha pelo mundo.”

O Design da Tocha A tocha, moldada a partir de uma liga de alumínio e magnésio pulido, mede 720 milímetros x 50 mm x 40 mm (28,35 polegadas x 1,97 pol x 1,56 pol) é e excepcionalmente leve, pesando ao redor de 1.000 gramas (2,21 libras). Dentre as características adicinais da tocha se incluem:

A premiada equipe de design da Lenovo esteve mais de 10 meses trabalhando com o design da tocha. Em total, mais de 30 especialistas em design da Lenovo estiveram envolvidos no projeto da tocha, inclusive a equipe principal de 10 integrantes. A equipe era realmente multinacional, incluindo desenhistas da Alemanha, da Cingapura, dos E.U.A., do Japão, da Nova Zelândia, da Itália e da China. A experiência e as especialidades dos desenhistas eram totalmente diferentes, e as mesmas eram, na sua maioria, desenho gráfico, química, engenharia, materiais, antopologia, arte e história. Durante meses, as equipes participaram de um processo criativo intensivo e exercícios de criatividade, para que possam ver o design da tocha desde diferentes perspectivas.

O acendimento oficial da tocha terá lugar em março de 2008 em Olímpia, Grécia. A tocha viajará por 21 cidades nos cinco continentes, incluindo Londres, Paris, São Francisco, Canberra, Mumbai e Nagano, continuando por Hong kong e Macau, antes de passar 97 dias na China Continental para chegar ao seu destino final em Pequim em 8 de agosto de 2008, marcando o começo dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Sobre a Equipe Mundial de Design da Lenovo Lenovo desfruta um triângulo inovador a nível mundial com equipes centrais em Pequim, Raleigh e Yamato que colaboram para oferecer os computadores melhor projetados do mundo. A experiência e as especialidades dos desenhistas são totalmente diferentes e incluem desenho gráfico, química, engenharia, materiais, antopologia, arte e história.

Sobre a Lenovo Lenovo (HKSE: 992)(ADR: LNVGY) se dedica a fabricar os computadores pessoais melhor projetados do mundo. O modelo de negócios da Lenovo se baseia na inovação, na eficiência operacional e na satisfação do cliente, bem como em um enfoque em investimentos em mercados emergentes. Formada pela aquisição da antiga Divisão de Computação Pessoal da IBM, a Lenovo Group desenvolve, fabrica e comercializa mundialmente produtos e serviços de tecnologia confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. A Lenovo possui importantes centros de pesquisa em Yamato, Japão; Pequim, Shanghai e Shenzhen, China; e Raleigh, Carolina do Norte. Para mais informação visite www.lenovo.com .