Notícias

A Lenovo optimiza a potência do supercomputador para a fórmula 1

   

GROVE, OXFORDSHIRE, Reino Unido,– 17 de julho de 2007 – Lenovo anunciou hoje que instalou satisfatoriamente um potente supercomputador para a AT&T Williams e que ele está sendo usado nas instalações de simulação do túnel de vento virtual da escuderia no Reino Unido.

A AT&T Williams e a Lenovo cooperaram na criação dessa solução de supercomputação personalizada, projetada para otimizar a aerodinâmica dos carros de Fórmula 1 da equipe.

“A aerodinâmica é fundamental para determinar o quanto somos competitivos para com cada um dos circuitos que visitamos," disse Alex Burns, diretor geral de operações da escuderia da AT&T Williams. “O ótimo equilíbrio da força vertical descendente e da força de arrasto varia segundo os diferentes circuitos, por exemplo, a aerodinâmica em Mônaco - com muitas curvas fechadas e poucos trechos retos – é muito diferente da aerodinâmica de Monza, que apresenta poucas curvas e longos trechos retos. O incremento na potencia do supercomputador da Lenovo nos dará a capacidade de avaliar uma maior gama de variações de design entre as diferentes corridas, o que elevará nosso índice de desenvolvimento resultando em uma maior performance para o carro.“

O supercomputador está sendo usado para operações na Dinâmica de Fluídos Computacionais (CFD), realizando bilhões de cálculos que simulam a corrente de ar ao redor de um modelo virtual de um carro de corrida de três dimensiones na pista. Este processo ajudará a predizer em que medida até as menores mudanças na forma e localização dos componentes afetam a força de arrasto e a força vertical descendente, com seus conseqüentes impactos na velocidade e no manejo do carro.

Com uma performance máxima de oito teraflops (trilhões de operações de ponto flutuante por segundo), o supercomputador da Lenovo é quatro vezes mais potente que as anteriores soluções da equipe. Isso permitirá que a escuderia acelere o processo de simulação aerodinâmica em aproximadamente 75%.

“A aerodinâmica vem ganhando importância nos últimos anos, e hoje é considerada a responsável pelo aproximadamente três quartos da performance de um carro de Fórmula 1,” disse Burns. “O enorme incremento da potência do supercomputador Lenovo nos permitirá realizar as mesmas tarefas em um quarto do tempo usual."

A escuderia utiliza o supercomputador para examinar diferentes variáveis aerodinâmicas, tais como a geometria da superfície, a turbulência da roda e a superfície da pista. Por exemplo, a equipe pode analizar os efeitos do ajuste da curvatura da superfície do carro, visando melhorar a geração de força vertical descendente e reduzir a força de arrasto.

As simulações aerodinâmicas estão sendo feitas em combinação com técnicas experimentais nos dois túneis de vento da escuderia. Os testes gerados através do computador permitirão que a equipe AT&T Williams focalize seus recursos em desenvolver as soluções de maior potencial para serem testadas no túnel de vento e na pista.

“A solução computacional de alta performance desenvolvida pela AT&T Williams é o exemplo mais atual da capacidade da Lenovo quanto à pesquisa e ao design de primeira categoria", disse Deepak Advani, vice-presidente sênior e diretor executivo de Marketing da Lenovo. “Estamos entusiasmados em providenciar uma solução supercomputacional que oferece a potência e a velocidade necessárias para que a AT&T continue sendo competitiva dentro do esporte mais tecnologicamente avançado do mundo.”

Esse acordo não é mais que uma extensão do relacionamento entre a Lenovo e a AT&T Williams. No início da temporada 2007, a Lenovo anunciou sua oficialmente sua Parceria com a AT&T Williams. A escuderia utiliza a tecnologia dos computadores Lenovo em cada área das suas atividades, que vão da verificação do arranque do motor até o funcionamento das partes do carro.

Sobre a Lenovo Lenovo (HKSE: 992)(ADR: LNVGY) O modelo de negócios da Lenovo se baseia na inovação, na eficiência operacional e na satisfação do cliente, bem como em um enfoque em investimentos em mercados emergentes. Formada pela aquisição da antiga Divisão de Computação Pessoal da IBM, a Lenovo Group desenvolve, fabrica e comercializa mundialmente produtos e serviços de tecnologia confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. A Lenovo possui importantes centros de pesquisa em Yamato, Japão; Pequim, Shanghai e Shenzhen, China; e Raleigh, Carolina do Norte. Para mais informações, visite www.lenovo.com .

Sobre a AT&T Williams A AT&T Williams é uma das escuderias de Fórmula 1 líderes no mundo, com 16 Grandes Prêmios de Fórmula 1 e 113 vitórias de Grand Prix dentre suas realizações. Na atualidade, a William F1 emprega aproximadamente a 520 pessoas no seu campus tecnológico de 40 hectares localizado no coração do Motorsport Valley, Oxfordshire, Reino Unido. A companhia é única entre os participantes do Grande Prêmio de Fórmula 1 já que é uma organização que existe exclusivamente para a corrida.

Os pontos essenciais da companhia são o design e a fabricação dos carros para a Fórmula 1, bem como a implementação dos seus conhecimentos para gerenciar a participação da equipe nos Grand Prix cada ano. A companhia foi formada em 1978, sendo seus propriétarios Sir Frank Williams e o seu parceiro comercial de longa data, Patrick Head. Para mais informações e imagens fotográficas do carro, acesse a: www.attwilliams.com .