Notícias

Revelada a tocha olímpica projetada pela Lenovo para as Olimpíadas de Beijing 2008

   

BEIJING, 26 de abril de 2007 —O Comitê Organizador de Beijing para os XXIX Jogos Olímpicos (BOCOG) em presença do Comitê Olímpico Internacional, revelou hoje a tocha olímpica projetada pela Lenovo para Beijing 2008 e anunciou o papel da Lenovo como parceira mundial da Estafeta da Tocha Olímpica. O design da Lenovo, a “Nuvem de Promessas”, foi escolhido dentre 300 propostas temáticas e será transportado pelos carregadores da tocha ao redor do mundo na Estafeta da Tocha Olímpica que precederá aos Jogos Olímpicos de Beijing 2008.

Desde o seu início em 1936, a tocha olímpica vem representar a história e cultura da cidade e do país anfitrião. O exclusivo projeto da Lenovo para a Tocha Olímpica de Beijing 2008 combina um moderno e elegante design com o tradicional simbolismo chinês. A temática principal da peça artísitica são nuvens, que estão intimamente relacionadas com a cultura chinesa e aparecem com muita freqüência na arquitetura, desenho e pintura chinesa, bem como no mobiliário e na tradição oral.

“Como companhia multi-nacional que possui suas raízes na China e PRINCIPAL patrocinador mundial dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, é uma honra que o nosso design da tocha tenha sido escolhido para a Tocha Olímpica", disse Yang Yuanquing, presidente da Lenovo. "O espírito da Lenovo, como dos próprios Jogos Olímpicos, é multi-cultural, cooperativo e competitivo. Como patrocinadora PRINCIPAL dos Jogos Olímpicos e parceira mundial da Estafeta da Tocha Olímpica, a Lenovo possui uma profunda compreensão do significado da tocha para o movimento Olímpico. A equipe de design da Lenovo contribuiu com a sua grande paixão e uma sólida capacidade profissional e de experiência na criação da tocha temática “Nuvem de Promessas”, que junta a moderna tecnologia e o espírito olímpico com a tradicional cultura chinesa. Estamos orgulhosos das pessoas que transportarão esta tocha ao redor do mundo.”

O Design da Tocha A tocha, moldada a partir de uma liga de alumínio e magnésio polido, mede 72 cm x 5 cm x 4 cm e é excepcionalmente leve, pesando ao redor de 1Kg. Dentre as características adicinais da estão:

A premiada equipe de design da Lenovo esteve mais de 10 meses trabalhando no design da tocha. No total, mais de 30 especialistas em design da Lenovo estiveram envolvidos no projeto da tocha, incluindo a equipe principal de 10 integrantes. A equipe era realmente multinacional, incluindo desenhistas da Alemanha, do Cingapura, dos E.U.A., do Japão, da Nova Zelândia, da Itália e da China. A experiência e as especialidades dos desenhistas eram totalmente diferentes, e as mesmas eram, na sua maioria, desenho gráfico, química, engenharia, materiais, antopologia, arte e história. Durante meses, as equipes participaram de um processo criativo intensivo, incluindo a participação em jogos e exercícios de criatividade, para que possam ver o design da tocha desde diferentes perspectivas.

“Inspirada na forma de um pergaminho chinês, as imagens da “Nuvem de Promessa” representam as tradições da China, enquanto a forma, a textura e a tecnologia evocam o espírito Olímpico”, disse Yao Yingjia, Diretor Executivo do Centro do Design Inovador da Lenovo em Beijing. “Logramos o design da tocha com o mesmo processo que usamos para projetar nossos computadores pessoais. Primeiro, examinamos a conexão entre os usuários e a solução que criamos para eles, levando em consideração fatores como o tamanho, peso, características, etc. Depois encorajamos a equipe de design da Lenovo para que adotasse um enfoque inovador para oferecer ao cliente um produto único e simples. É isso o que fizemos com a tocha, levando em conta que a mesma deve ser atrativa para aqueles que a contemplam, e cômoda e leve para aqueles que a carregam. No caso da tocha, nosso “cliente” é tanto o portador da tocha como o espectador.”

O acendimento oficial da tocha terá lugar em Olympia, Grécia, em março de 2008. A tocha viajará por 20 países ao redor do mundo, incluindo o Reino Unido, a França, os E.U.A., a Austrália, a Índia e o Japão, e depois segue seu caminho para Taiwan, Hong Kong e Macau antes de visitar 113 cidades na China, até chegar ao seu destino final em Beijing em 8 de agosto de 2008, e assim marcar o começo dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008.

Sobre a Equipe Mundial de Design da Lenovo Lenovo desfruta um triângulo inovador a nível mundial com equipes centrais em Beijing, Raleigh e Yamato que colaboram para oferecer os computadores melhor projetados do mundo. A experiência e as especialidades dos desenhistas são totalmente diferentes e incluem desenho gráfico, química, engenharia, materiais, antopologia, arte e história.

Sobre a Lenovo Lenovo (HKSE: 992)(ADR: LNVGY) se dedica a fabricar os computadores pessoais melhor projetados do mundo. O modelo de negócios da Lenovo se baseia na inovação, na eficiência operacional e na satisfação do cliente, bem como em um enfoque em investimentos em mercados emergentes. Formada pela aquisição da antiga Divisão de Computação Pessoal da IBM, a Lenovo Group desenvolve, fabrica e comercializa mundialmente produtos e serviços de tecnologia confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. A Lenovo possui importantes centros de pesquisa em Yamato, Japão; Pequim, Shanghai e Shenzhen, China; e Raleigh, Carolina do Norte. Para mais informações, visite www.lenovo.com .