Notícias

Lenovo nomeia novo CEO mundial

   

São Paulo, 22 de dezembro de 2005 – A Lenovo, terceira maior fabricante mundial de PC’s, anuncia a nomeação de William J. Amelio para ocupar os cargos de presidente e diretor executivo da companhia. Amelio foi vice-presidente sênior da Dell Inc. e presidente das regiões da Ásia-Pacífico e Japão. Além disso, o executivo também foi gerente-geral de operações globais da divisão de computadores pessoais da IBM. O novo CEO substitui Stephen M. Ward Jr., que fará a transição do cargo para Amelio e continuará na companhia atuando como consultor.

Para o presidente da Lenovo, Yang Yuanqing, “com a integração da divisão de Computadores Pessoais da IBM seguindo seu curso e a finalização da nossa integração organizacional, estamos acelerando nosso planejamento para a próxima fase de crescimento. Stephen M. Ward e a diretoria da Lenovo concordam que este é o momento ideal para esta transição. Bill Amelio trará para a Lenovo a experiência que adquiriu na indústria de PCs, em mercados emergentes e amadurecidos. Além de sua bagagem com a IBM, Amelio possui o perfil para conduzir a Lenovo a partir da importante estabilidade que alcançamos na primeira fase de nossa integração, para o crescimento lucrativo e melhoria de eficiência, com os quais estamos comprometidos em nossa próxima fase.”

“Estou muito entusiasmado em conduzir este inovador empreendimento global. A Lenovo me proporciona oportunidade para utilizar minhas habilidades em cada componente de minha carreira. A Lenovo tem uma fundação sólida e oportunidades enormes e espero trabalhar com Yuanqing e toda a equipe para continuar o impulso para o crescimento lucrativo”, afirma William Amelio. Na opinião de Robert Moffat Jr., vice-presidente Sênior para operações integradas da IBM, “um ano após anunciarmos esta transação histórica e parceria entre IBM e Lenovo, estamos satisfeitos com o progresso da Lenovo e com esperança no futuro como um parceiro, cliente e acionista. A IBM permanece inteiramente comprometida com a Lenovo e nossos clientes mútuos.”

Amelio exerceu na Ásia um importante papel em sua mais recente posição com a estratégia de operações pela região, desde 2001. Durante sua gestão, as vendas mais que dobraram e os níveis de serviço melhoraram significativamente, como avaliado por empresas terceirizadas em relação à satisfação dos clientes. De 2000 a 2001, Amelio foi vice-presidente executivo e diretor de operações da NCR’s Retail and Financial Group. De 1997 a 2000, Amelio também atuou nas empresas Honeywell e Allied Signal. Entre 1979 e 1997, o executivo trabalhou na IBM, onde ocupou várias posições de gerenciamento até o cargo de gerente-geral de operações globais da divisão de Computadores Pessoais. Amelio é formado em gerenciamento pela Universidade de Stanford e é bacharel em engenharia química pela Universidade Lehigh.

Sobre a Lenovo A Lenovo é a terceira maior companhia de computação pessoal do mundo, com um modelo empresarial baseado em inovação, eficácia operacional e investimento em mercados emergentes. O Grupo Lenovo, formado pela aquisição da antiga divisão de computação pessoal da IBM, possui principais centros de pesquisa em Yamato (Japão), Beijing, Shanghai e Shenzhen (China) e em Raleigh (Carolina do Norte/EUA). A empresa desenvolve, manufatura e comercializa produtos tecnológicos e serviços confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar, no mundo inteiro.

Informações para a imprensa: In Press Brodeur – Assessoria de Imprensa da Lenovo Coordenação: Célia Nogueira, celia.nogueira@brodeur.com.br , (55 11) 3323-1601Vera Lúcia Aranha, vera.aranha@brodeur.com.br , (55 11) 3323-1603 Leandro Bortolassi, leandro.bortolassi@brodeur.com.br , (55 11) 3323-1602