Relações

A Lenovo dedica-se à construção dos melhores computadores pessoais do mundo. O modelo de negócio da Lenovo é desenvolvido com inovação e eficiência operacional, voltado para a satisfação dos clientes, assim como foca investimentos em mercados emergentes. Formada pela aquisição da antiga IBM Personal Computing Division pelo Lenovo Group, a companhia desenvolve, fabrica e comercializa produtos tecnológicos confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar com serviços utilizados mundialmente. A Lenovo tem importantes centros de pesquisa em Yamato (Japão), Beijing, Xangai e Shenzhen (China) e Raleigh (Estados Unidos).

Buzz na Mídia
Relações com os Investidores (em inglês)


Inovação: New World, New Thinking


A Nossa Herança


A Lenovo surgiu como resultado da fusão de duas das companhias com mais história em tecnologia e negócios: a Legend Holdings da China e a Divisão de Computação Pessoal da IBM, dos Estados Unidos. A fusão foi anunciada como um marco no setor dos negócios globais pelo potencial de integrar duas culturas, linguagens, processos e mercados tão diferentes.

Como resultado disso, a Lenovo representa a única possibilidade do mercado que combina o melhor do Oriente e do Ocidente, juntando os líderes tecnológicos da América do Norte e da China na criação de um líder global de PC unificado com crescente participação nos mercados desenvolvidos e emergentes.  Com mais de US$ 16 bilhões de receita anual, a solidez de mercado da Lenovo se expande não só para as diferentes regiões geográficas, mas também para os mercados corporativos e varejistas.


Lenovo: New World, New Thinking


A Lenovo é uma das maiores fabricantes de computadores pessoais do mundo, incluindo o reconhecido notebook ThinkPad® bem como os produtos que possuem as sub-marcas ThinkCentre®, ThinkStation® e IdeaPad®. É uma das empresas líderes em seu segmento com operações em mais de 60 países oferecendo seus inovadores produtos em mais de 160 países.


O legado da Lenovo tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes resultou em um modelo de negócio baseado em um conceito e estratégia que chamamos de “worldsourcing”, onde nossas idéias, operações e recursos não tem fronteiras e são totalmente adaptáveis. O resultado: uma nova forma de pensar para um novo mundo, proporcionando inovação para nossos clientes.


A Lenovo não possui uma sede central, ao invés disso, foi implementada uma estrutura de gerenciamento distribuída com núcleos operacionais em centros de excelência ao redor do mundo.   A nossa equipe gerencial multicultural é livre para reunir-se quando e onde for mais conveniente. A Lenovo possui núcleos operacionais em Pequim; Raleigh, Carolina do Norte; Cingapura e Paris, um núcleo de marketing em Bangalore, Índia e importantes centros de pesquisa em Yamato, Japão, Pequim, Shanghai e Shenzhen, na China e em Raleigh. A companhia tem agora mais de 23.000 funcionários no mundo inteiro, incluindo 1.700 designers, cientistas e engenheiros, representando uma ampla variedade de nacionalidades e idiomas, mas que, ao mesmo tempo, trabalham com uma única visão e linguagem: fabricar os computadores pessoais mais inovadores do mundo.


Dois caminhos para criar uma Central de Computadores


Em 1981, a IBM lançou sua Divisão de Computação Pessoal que, literalmente, inventou a computação pessoal com inovações tais como a criação do primeiro notebook, o precursor de notebook ThinkPad, sinônimo de inovação e qualidade.


Em 1984, a Legend Holdings foi fundada na China com só 11 cientistas informáticos e um orçamento de US$ 25.000, com o intuito de oferecer tecnologia da informação mais veloz para consumidores e empresas na China.


Em 2003, a Legend começou a comercializar seus produtos sob a marca Lenovo (da sílaba  "Le" da palavra  Legend com a palavra "novo," que em latim quer dizer  "novo"). Oficialmente, o nome da empresa foi trocado de Legend para Lenovo um ano depois.


Em 2005, a aquisição da divisão de computação pessoal da IBM por parte da Lenovo Group combinou a fortaleza do mercado varejista que a Lenovo tinha na China e no resto da Ásia com a posição de liderança da IBM na Europa e na América do Norte entre os usuários corporativos.


Em 2007, a Lenovo lançou a linha de computadores para o mercado varejista IdeaPad e parou de utilizar o logo IBM em todos seus produtos dois anos antes do planejado.


A Lenovo conta com extraordinárias capacidades de pequisa. Os seus centros de Pesquisa e Desenvolvimento na China, Japão e E.U.A. produziram alguns dos mais importantes avanços no que se refere à tecnologia de PC, que vão do design de notebook “bento box” em 1992 até o lançamento em 2011 do inovador IdeaPad U1 Slate, um tablet inovador que pode se transformar em um noteboo quando acoplado em uma base com teclado.


A Lenovo é rica em talento, com equipes que já receberam centenas de prêmios em tecnologia e design,  – incluindo mais de 2.000 patentes –  e introduz muitas inovações na indústria, tais como:

 

- Dispositivo apontador TrackPoint (“O pequeno botão vermelho")

- Design ThinkPad - Um dos computadores mais silenciosos da indústria

- VeriFace: A tecnologia de reconhecimento de rosto da Lenovo que cria um mapa digital que se tornará a sua senha.


- Workstation móvel com duas telas: combina design exclusivo com complexos conceitos de engenharia para atender às necessidades de ambientes de computação de alta demanda.

Nosso Compromisso e Responsabilidade Corporativa (CSR)

A Lenovo tem o compromisso de ser uma unidade corporativa responsável e ativa, trabalhando de maneira consistente para melhorar seu negócio e, ao mesmo tempo, contribuir integralmente à melhora de nossas comunidades locais, do meio ambiente e da sociedade.


A Lenovo pratica sua responsabilidade corporativa de múltiplas maneiras:

- Qualidade e segurança do produto: A Lenovo está focada na segurança dos seus produtos em todo o ciclo de vida útil deles, da fabricação, transporte, instalação para seu uso até o serviço e eliminação.

- Locais de trabalho seguros e saudáveis: Os funcionários da Lenovo são o ativo mais valioso da empresa. Além de cumprir com os requisitos legais dos países onde a Lenovo opera, garantimos que nossos funcionários disponham de instalações seguras, oferecemos competitivos pacotes de benefícios.

- Os mais elevados padrões éticos: A Lenovo está comprometida com os mais elevados padrões de integridade e responsabilidade, incluindo o respeito e a proteção da propriedade intelectual.  Oferecemos um guia para cada funcionário no que diz respeito a uma ampla gama de assuntos relacionados com práticas comerciais éticas, comércio de valores, segurança, saúde e conformidade com as regulamentações governamentais.

- Preocupação com o meio ambiente: A Lenovo tem um compromisso com o meio ambiente em todos os aspectos do seu negócio, que vai do design do produto e a seleção do fornecedor para a fabricação, gerenciamento das instalações, transporte e logística até o gerenciamento do ciclo de vida útil do produto, incluindo a reciclagem e reutilização.

- Doação de tempo e recursos com fins filantrópicos: Logo depois após o devastador terremoto na província de Sichuan em maio de 2008, cerca de 4.000 funcionários da Lenovo realizaram doações financeiras para ajudar as vítimas do desastre e centenas deles fizeram doações de sangue. Além disso, a Lenovo se comprometeu em aplicar 1% de sua renda em programas e iniciativas sociais para resolver problemas em áreas de grande necessidade. Em 2005, a companhia doou fundos para os países do Sul asiático que foram devastados pelo tsunami.

Responsabilidade Social 
TI Verde



Nossos valores

Nossos valores servem de base para a nossa empresa e definem quem somos e como trabalhamos.  Algumas desses princípios são:

- Atendimento ao cliente

- Espírito de empreendimento e inovação

- Precisão e compromisso com a verdade

- Confiabilidade e integridade


A nossa estratégia para o sucesso: Worldsourcing




Sobre o Worldsourcing

Hoje, as empresas de maior sucesso são capazes de capitalizar rapidamente as novas idéias em todas as suas operações. Elas vendem seus produtos e serviços em qualquer mercado rentável existente.

A adesão da Lenovo ao worldsourcing é o resultado estratégico da economia global atual e pemite à Lenovo oferecer valor consistente aos clientes do mundo inteiro reagindo rapidamente aos exigências do mercado ou às alterações das expectativas dos clientes.



Mais notícias (em inglês)

Prosperamos ao estarmos interconectados 
Por William J. Amelio
International herald Tribune
26 de junho de 2008
Mais informações

Além da Terceirização: O Worldsourcing 
Por William J. Amelio
BusinessWeek
30 de maio de 2008
Mais informações

Optar pelo Worldsourcing ou desaparecer 
Por William J. Amelio
Forbes.com
17 de agosto de 2007
Mais informações

Força global
Por Yang Yuanqing
19 de novembro de 2007
Mais informações

O Worldsourcing substitui a Terceirização 
Por William J. Amelio
BBC News
10 de dezembro de 2007
Mais informações

Worldsourcing - a força dos mercados emergentes
The Economic Times
24 de dezembro de 2007
Mais informações

Gerenciando a força de trabalho global 
Por Jena McGregor e Steve Hamm
BusinessWeek
17 de janeiro de 2008
Mais informações